A Computação em Nuvem revolucionou o mercado tecnológico e está em constante crescimento no mundo. Aplicativos, gerenciamento de sistemas, armazenamento de arquivos, backup e recuperação de dados, fornecimento de softwares sob demanda, hoje em dia tudo isso é possível com o surgimento da nuvem, e seu acesso pode ser feito de forma completamente segura.

Entre os diversos benefícios em utilizar este serviço estão o custo, produtividade, velocidade e desempenho.

Os serviços de cloud se dividem em três categorias:

IaaS (Infraestrutura como serviço) - Nesta categoria é possível alugar infraestrutura de TI, servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais, de um provedor de nuvem em uma base pré-paga.

PaaS (plataforma como serviço) - Este se refere aos serviços que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software.

SaaS (software como serviço) - Método utilizado para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda e, normalmente, em uma base de assinaturas.

Há também três maneiras de implementar o serviço de nuvem:

Nuvem pública - São de propriedade de um provedor de serviços de nuvem de terceiros e operadas por ele, que por sua vez fornece recursos de computação, como servidores e armazenamento pela Internet. O Microsoft Azure é um exemplo de nuvem pública.

Nuvem privada - Se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Uma nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa.

Nuvem híbrida - Combinam nuvens públicas e privadas ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Ao permitir que dados e aplicativos sejam movidos entre nuvens públicas e privadas, a nuvem híbrida dá aos negócios mais flexibilidade e mais opções de implantação.

Copyright © 2017 | ROCKER COMPUTER ®
E-mail: rocker@rocker.com.br
Telefone: (11) 5924-4682/4695